Esta etapa do planejamento aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades aos riscos com impacto positivo, e reduzir as ameaças aos riscos com impacto negativo.
Antes mesmo de pensar nas respostas é preciso ter em mente que é importante delegar o acompanhamento de cada risco a um responsável, que será conhecido como o dono do risco (Risk Owner), e será também o responsável pela resposta ao risco, sendo que estas respostas devem ser adequadas, eficientes, realistas, acordadas e oportunas.
De acordo com o tipo do risco, há estratégias diferentes para o tratamento de sua resposta, dentre as estratégias temos:
- Estratégias para riscos negativos ou ameaças:
- Eliminar: Alterar o plano do projeto para eliminar totalmnte o risco, protegendo os objetivos do projeto dos impactos deste risco eliminado.
- exemplo: Transferir a festa do campo para um salão coberto, eliminando o risco de chuva ou mal tempo.
- Transferir: Transferir o risco para um terceiro, transferindo os impactos e a responsabilidade. É preciso ter em mente que o risco não é eliminado, e quase sempre envolve o pagamento de prêmios a parte que está assumindo o risco.
- exemplo: Contratação de um seguro de carro ou residência.
- Mitigar: Reduzir a probabilidade ou impacto de um risco até um nível aceitável.
- exemplo: Ir ao banco sacar 100 mil reais no caixa eletrônico, acompanhado de seguranças fortemente armados e sair de lá em um carro blindado.
- Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe do projeto decide correr o risco.
- Estratégias para os riscos positivos ou oportunidades:
- Explorar: É o desejo de garantir que a oportunidade aconteça e se concretize durante o projeto.
- exemplo: Certificar um profissional para a participação da empresa em uma licitação que exige tal certificação;
- Compartilhar: Unir-se a um ou mais terceiros que tenham maior qualificação para capturar a oportunidade em benefício do projeto;
- exemplo: Montar um consórcio de empresas com parceiros que já tenham as qualificações exigidas para a participação em uma determinada licitação.
- Melhorar: Procurar facilitar ou aumentar as possibilidades de que a oportunidade aconteça;
- exemplo: Finalizar o projeto atual dentro dos objetivos do cliente, pensando em futuras oportunidades de novos projetos.
- Aceitar: Quando não é possível aplicar nenhuma das outras estratégias, e a equipe deseja a oportunidade mas não tem o objetivo de aplicar esforços para que ela aconteça.
Nunca pense que um risco não pegará o seu projeto, se você ou sua equipe o percebeu, pode ter certeza que ele também percebeu o seu projeto, e estar preparado para um risco é sempre melhor do que reagir a sua ocorrência.
Faça como o ratinho acima, antecipe, identifique e planeje, só assim você terá o objetivo do seu projeto sob controle.
Se você quiser saber ainda mais sobre riscos, e principalmente como o PMBOK® os trata, visite a sessão Planejar o gerenciamento dos riscos do grupo Planejamento - Passo3, deste mesmo blog.
Fábio,
ResponderExcluirno meu curso de pós em GP, aprendi que os dois tópicos que merecem a maior atenção, porque podem derrubar qualquer projeto, são: pessoas (relacionamentos) e riscos. Parabéns pela lembrança e abordagem prática e simples do assunto.
Olá Pedroca, é verdade cara, estes dois temas são muito importantes mesmo para o gerenciamento e podem sim derrubar um projeto.
ResponderExcluirVolte sempre, a sua participação está sendo ótima.