- Orientar e gerenciar a execução do projeto
- Distribuir as informações
- Gerenciar as expectativas das partes interessadas
- Mobilizar a equipe do projeto
- Desenvolver a equipe do projeto
- Gerenciar a equipe do projeto
- Realizar a garantia da qualidade
- Conduzir as aquisições
Orientar e gerenciar a execução do projeto
Como realizar o trabalho do projeto?
Bom! Depois de todo o planejamento do projeto ou fase ter sido realizado, agora é hora de iniciar os trabalhos definidos para atingir os objetivos do projeto.
Este é o processo de realização do trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos, incluindo:
- Executar as atividades para realizar os objetivos do projeto;
- Criar as entregas do projeto;
- Formar, treinar e gerenciar os membros da equipe designados para o projeto;
- Obter, gerenciar e usar os recursos (pessoas ou equipamentos), ferramentas e instalações;
- Implementar os padrões e os métodos planejados;
- Estabelecer e gerenciar os canais de comunicação do projeto;
- Gerar dados do projeto e informações sobre o andamento do projeto para facilitar previsões;
- Emitir solicitações de mudança e adaptar mudanças aprovadas;
- Gerenciar riscos e implementar as respostas aos riscos;
- Gerenciar vendedores e fornecedores;
- Coletar e documentar lições aprendidas, além de implementar atividades de melhoria nos processos.
Dica: O foco principal deve ser na criação do produto ou serviço, criando as entregas, e aplicando as medidas preventivas e corretivas aprovadas para que o projeto seja executado de acordo com o plano.
Entradas
Para que seja possível orientar e gerenciar a execução do projeto de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Plano de gerencimento do projeto
- Solicitações de mudanças aprovadas
- Fatores ambientais da empresa
- Cultura e estrutura organizacional;
- Infraestrutura;
- Adminstração de pessoal;
- Tolerância a riscos das partes interessadas;
- Sistemas de informações do gerenciamento de projetos.
- Ativos de processos organizacionais
- Diretrizes padronizadas e instruções de trabalho;
- Requisitos de comunicação;
- Procedimentos relacionados a gestão e tratamento de defeitos;
- Banco de dados para medição de processos e produtos;
- Arquivos de projetos anteriores;
- Banco de dados para gerenciamento de questões e defeitos contendo históricos e soluções.
Com as entradas em mãos o gerente de projetos pode orientar e gerenciar a execução do projeto através das seguintes ferramentas e técnicas:
- Opinião especializada
- Outras unidades ou áreas dentro da organização;
- Consultores;
- Partes interessadas;
- Sistema de informações do gerenciamento de projetos (SIGP)
Saídas
Após a aplicação das ferramentas e técnicas sugeridas acima é possível obter as seguintes saídas para orientar e gerenciar a execução do projeto:
- Entregas
- Informações sobre o desempenho do trabalho
- Solicitações de mudança
As solicitações de mudança podem ser diretas ou indiretas e opcionais ou contratualmente obrigatórias abrangendo:
- Ação corretiva: Orientação documentada para que o trabalho do projeto seja executado de modo que seu desempenho futuro fique de acordo com o plano de gerenciamento do projeto;
- Exemplo: Correção na documentação antes da execução.
- Ação preventiva: Orientação documentada para a realização de uma atividade que pode reduzir a probabilidade de consequências negativas associadas aos riscos do projeto;
- Exemplo: Alteração de um processo ou procedimento para mitigar riscos.
- Reparo de defeito: Documentação de um defeito em um componente do projeto com a recomendação para reparar o defeito ou substituir completamente o componente;
- Exemplo: Correção de um defeito no produto ou serviço já realizado.
- Atualizações: Mudanças em documentações formalmente controladas ou planos, para refletir idéias ou conteúdos modificados ou adicionados.
- Exemplo: Alterações em documentos do projeto após correções emergênciais ou mudanças não previstas anteriormente.
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Plano de gerenciamento dos requisitos, cronograma, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições;
- Linhas de base do projeto, tais como orçamento, cronograma e escopo.
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 4.3 Orientar e gerenciar a execução do projeto, contido no capítulo 4 Gerenciamento da Integração do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Distribuir as informações
Como colocar as informações corretas à disposição dos interessados no momento oportuno?
Este é o processo de colocar as informações necessárias à disposição das partes interessadas no projeto, afim de comunicar conforme planejado.
Este processo é executado durante todo o projeto e em todos os processos de gerenciamento, tendo aqui como foco principal a execução, que envolve a implementação do plano de gerenciamento das comunicações, bem como responder as solicitações inesperadas de informações.
Os objetivos principais de distribuir as informações são:
- Implementar um sistema de distribuição de informação;
- Implementar um sistema de recuperação da informação;
- Responder às solicitações esperadas e inesperadas de informação;
- Manter registros de projetos;
- Ditribuir as informações corretas para os interessados no momento oportuno;
- Modelos de emissor-receptor;
- Escolha dos meios de comunicação;
- Estilo de redação;
- Técnicas de gerenciamento de reuniões;
- Técnicas de apresentação;
- Técnicas de facilitação.
Para que o gerente de projetos separe as informações corretas e necessárias para cada parte interessada, e prepare a distribuição oportuna é preciso considerar as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto
- Relatórios de desempenho
Também são utilizados para atualizar as previsões, e devem estar disponíveis juntamente com as informações de desempenho.
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos pode colocar as informações necessárias e corretas à disposição dos interessados no momento oportuno utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
- Métodos de comunicação
- Ferramentas de distribuição de informações
- Distribuição de documentos impressos, sistemas manuais de arquivamento, comunicados de imprensa e bancos de dados eletrônicos com acesso compartilhado.
- Ferramentas eletrônicas de conferência e comunicação, como email, fax, correio de voz, telefone, websites, entre outros.
- Softwares de gerenciamento de projetos.
Com a aplicação das ferramentas e técnicas sugeridas, o gerente de projetos obtem as seguintes saídas para realizar a distribuição das informações:
- Atualizações dos ativos de processos organizacionais
- Notificações das partes interessadas;
- Relatórios do projeto;
- Apresentações do projeto;
- Registros do projeto;
- Feedback das partes interessadas;
- Documentação das lições aprendidas.
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Gerenciar as expectativas das partes interessadas
Como se comunicar e interagir com as partes interessadas?
É o processo que visa a comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.
O objetivo é focar em atividades de comunicação dirigidas às partes interessadas e influenciar as suas expectativas, abordando preocupações e solucionando questões diversas.
Dica: O gerenciamento das expectativas aumenta a probabilidade de sucesso do projeto, garantindo que as partes interessadas entendam os benefícios e os riscos envolvidos.
Atenção: Esclareça e solucione as questões assim que forem identificadas, considerando que algumas soluções podem resultar em solicitações de mudanças ou podem ser transferidas para fora do projeto, como novas fases ou novos projetos.
Entradas
O gerenciamento ativo das expectativas das partes interessadas diminui o risco de que o projeto deixe de cumprir suas metas e seus objetivos. Para auxiliar em um efeciente gerenciamento ativo o gerente de projetos deve considerar as seguintes entradas:
- Registro das partes interessadas e Estratégia para gerenciamento das partes interessadas
- Plano de gerenciamento do projeto
- Registro das questões
- Registro de mudanças
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá realizar um gerenciamento ativo das partes interessadas utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
- Métodos de comunicação
- Habilidades interpessoais
- Estabelecimento de confiança;
- Solução de conflitos;
- Escuta ativa;
- Superação da resistência à mudança;
- Habilidades de gerenciamento
- Habilidades de apresentação, negociação, redação e capacidade de falar em público, entre outras.
Com a aplicação das ferramentas e técnicas sugeridas, o gerente de projetos obtem as seguintes saídas para realizar o gerenciamento das expectativas das partes interessadas:
- Atualização dos ativos de processos organizacionais
- Solicitações de mudança
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
- Estratégia para gerenciamento das partes interessadas;
- Registro das partes interessadas;
- Registro das questões.
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 10.4 Gerenciar as expectativas das partes interessadas, contido no capítulo 10 Gerenciamento das Comunicações do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Mobilizar a equipe do projeto
Como confirmar e obter os recursos necessários para concluir o projeto?
Este é o processo que visa a confirmação da disponibilidade dos recursos humanos e obtenção da equipe necessária para concluir as designações do projeto.
Atenção: A equipe de gerenciamento de projetos pode ter ou não o controle sobre os membros da equipe selecionados para o projeto.
É importante que a equipe de gerenciamento de projetos considere os seguintes fatores:
- O gerente de projetos deve saber negociar e influenciar os responsáveis pelos recursos;
- Não mobilizar os recursos necessários pode trazer consequências negativas a todo o projeto;
- Deve-se planejar a mobilização de recursos alternativos para o caso dos originalmente identificados não estarem disponíveis no momento da mobilização.
Para realizar uma mobilização eficiente da equipe para concluir o projeto ou fase, o gerente de projetos deve considerar as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto
- Fatores ambientais da empresa
- Informações existentes para recursos humanos, tais como disponibilidade e competências;
- Política de administração de pessoal, tais como, as que afetam a terceirização;
- Estrutura organizacional, principalmente para o caso do "dono" dos recursos não ser o Gerente do Projeto.
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos pode então realizar a mobilização da equipe do projeto utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
- Pré-designação
- Negociação
- Contratação
- Equipe virtuais
Este tipo de equipe foi viabilizada principalmente com a disponibilidade de comunicações eletrônicas como e-mail, video ou audioconferência.
Saídas
Com a aplicação das ferramentas e técnicas sugeridas, o gerente de projetos obtem as seguintes saídas para realizar a mobilização da equipe do projeto:
- Designações do pessoal do projeto
- Calendários dos recursos
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 9.2 Mobilizar a equipe do projeto, contido no capítulo 9 Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Desenvolver a equipe do projeto
Como aumentar as capacidades individuais e de equipe do time do projeto?
Este é o processo que visa a melhoria de competências, interação e ambiente global da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
O foco principal neste processo é aumentar as capacidades individuais e de grupo para que a equipe funcione realmente como um time, por exemplo incentivar a ajuda mútua quando houver desequilíbrio na carga de trabalho dos integrantes da equipe.
No início do projeto os esforços para o desenvolvimento da equipe se tornam mais importantes, mas o gerente de projetos precisará dedicar esforços a este trabalho durante todo o projeto, e também deverá adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar as equipes de projetos a alcançar um alto desempenho e cumprir os objetivos do projeto.
Atenção: O trabalho em equipe é um fator essencial para o êxito do projeto, e cabe ao gerente de projetos criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe.
Lembre-se: Desenvolver a equipe do projeto é fazer a equipe trabalhar cada vez mais como um time, e os objetivos de promover este desenvolvimento incluem:
- Aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos membros do time para reduzir custos, cronograma e melhorar a qualidade das entregas concluídas.
- Aprimorar os sentimentos de confiança e consenso entre o próprio time, melhorando a motivação e reduzindo os conflitos.
- Criar uma cultura de equipe dinâmica com espírito de equipe e cooperação permitindo o treinamento e mentoria entre os próprios membros da equipe, além do compartilhamento de conhecimentos.
Para desenvolver a equipe do projeto o gerente de projetos precisa considerar as seguintes entradas:
- Designações do pessoal do projeto
- Plano de gerenciamento do projeto
- Calendários dos recursos
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá desenvolver a equipe do projeto utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
- Habilidades interpessoais
- Treinamento
- Atividades de construção da equipe
Este deve ser um trabalho contínuo, principalmente porque as mudanças em um ambiente de projeto são inevitáveis, por isso as atividades de construção devem ser renovadas. Uma teoria afirma que as equipes podem passar por cinco estágios de desenvolvimento:
- Formação: A equipe é informada sobre o projeto e se comporta como pessoas independentes;
- Conflito: Começam a considerar o trabalho do projeto e as decisões técnicas, se não houver colaboração o ambiente pode se tornar destrutivo;
- Acordo: Os membros da equipe começam a trabalhar juntos, a se comportarem como equipe e a desenvolver uma confiança mútua;
- Desempenho: Passam a funcionar como uma unidade bem organizada, solucionando os problemas com segurança e eficácia;
- Dispersão: Os trabalhos são concluídos e a equipe se desliga do projeto.
- Regras básicas
- Agrupamento
Um exemplo clássico desta técnica é a Sala de Guerra, conhecida como War Room.
- Reconhecimento e recompensas
Devem ser consideradas as eventuais diferenças culturais, e reconhecer que uma recompensa só será eficaz se satisfazer uma necessidade valorizada pelo indivíduo que a está recebendo.
Saídas
Após a aplicação das ferramentas e técnicas sugeridas, o gerente de projeto conseguirá realizar o desenvolvimento da equipe do projeto, e obterá as seguintes saídas deste processo:
- Avaliações do desempenho da equipe
A avaliação pode incluir os seguintes indicadores:
- Melhorias em habilidades que permitam que as pessoas realizem as tarefas com mais eficácia;
- Melhorias em competências que ajudam a equipe a ter melhor desempenho como equipe;
- Redução na taxa de rotatividade do pessoal;
- Aumento das atividades de compartilhamento de informações e experiências entre os membros da equipe, melhorando o desempenho geral do projeto.
- Atualizações nos fatores ambientais da empresa
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 9.3 Desenvolver a equipe do projeto, contido no capítulo 9 Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Gerenciar a equipe do projeto
Como acompanhar o desempenho da equipe e fornecer feedback?
Este é o processo de acompanhar o desempenho de membros da equipe, fornecer feedback, resolver questões e gerenciar mudanças para otmizar o desempenho do projeto.
O gerenciamento da equipe envolve uma série de combinações de habilidades, onde a comunicação se destaca, juntamente com o gerenciamento de conflitos, a negociação e a liderança.
O gerente de projetos precisa observar o comportamento da equipe, gerenciar os conflitos, resolver as questões pendentes e avaliar o desempenho dos membros da equipe, e isso não é uma tarefa fácil.
Atenção: Dependendo da estrutura organizacional, as tarefas de gerenciamento da equipe podem ser mais complicadas ainda, como por exemplo em estruturas funcionais ou matriciais fracas onde os gerentes funcionais tem mais poderes sobre os recursos que o gerente de projetos.
Entradas
Para que o gerente de projetos possa gerenciar a equipe do projeto de maneira eficiente e eficaz é preciso que as seguintes entradas sejam consideradas:
- Designações do pessoal do projeto
- Plano de gerenciamento do projeto
- Avaliações do desempenho da equipe
- Relatórios de desempenho
- Ativos de processos organizacionais
- Certificados de reconhecimento;
- Boletins informativos;
- Websites;
- Sistema de bônus;
- Recursos corporativos;
- Outros benefícios organizacionais;
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá então aplicar as ferramentas e técnicas apropriadas para realizar o gerenciamento da equipe do projeto, tais como:
- Observação e conversas
- Avaliações de desempenho do projeto
Atenção: O feedback é fundamental para gerenciar e desenvolver a equipe do projeto, quando aplicado construtivamente pode gerar diversas reações positivas no individuo e no grupo.
- Gerenciamento de conflitos
Quando os conflitos são gerenciados adequamente, as diferenças de opinião são saudáveis e podem aumentar a criatividade e melhorar a tomada de decisões, porém quando se transformam em fatores negativos, precisam ser resolvidos inicialmente pelos próprios membros da equipe envolvidos com o conflito, e caso o conflito aumente o gerente de projetos deverá entrar como facilitador e tentar ajudar na resolução do conflito existente.
Existem seis técnicas gerais para o gerenciamento de conflitos, apesar de cada uma delas ter o seu lugar e função específicas, e poderem ser aplicadas sem ordem específica, a sequência apresentada a seguir sugere uma ordem preferencial que representa a vontade ou esforço em solucionar o conflito:
- Confronto ou Solução de problemas: Requer a atitude de enfrentar o problema buscando a sua mais solução imediata e real. É considerado do tipo "ganha-ganha".
- Negociação: Busca uma solução que satisfaça um pouco de cada uma das partes envolvidas. É considerado por alguns autores como "ganha-ganha", e por outros como "perde-perde".
- Colaboração: Apresenta diversos pontos de vista e diferentes perspectivas, buscando consenso e compromisso. Também considerada "ganha-ganha" por uns e "perde-perde" por outros autores.
- Panos quentes ou acomodação: Foca nos pontos de concordância e não nos problemas, não resolvendo o conflito, apenas acalmando-o. É considerada do tipo "perde-perde".
- Retirar ou evitar: Recuar de uma situação de conflito efetivo, ou seja, conviver com o problema sem tomar conhecimento ou sem confrontá-lo. É considerada do tipo "perde-perde".
- Força ou imposição: Ocorre quando uma das partes força a outra a concordar com a sua opinião mesmo não havendo acordo. É considerada "ganha-perde"
- Registro de questões
- Habilidades interpessoais
Existem diversas habilidades interpessoais que são relevantes para o gerenciamento de projetos, em maior destaque temos a liderança, a influência e o processo decisório eficaz. Estas habilidades, juntamente com outras que são importantes para o gerenciamento de projetos, são melhor apresentadas e detalhadas no Apêndice G Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
Saídas
Após a aplicação de uma ou mais das ferramentas e técnicas apresentadas, o gerente de projetos obterá as seguintes saídas que serão fundamentais para o gerenciamento da equipe do projeto:
- Atualizações de fatores ambientais da empresa e dos ativos de processos organizacionais
- Solicitações de mudança
- Atualizações no plano de gerenciamento de projetos
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 9.4 Gerenciar a equipe do projeto, contido no capítulo 9 Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Realizar a garantia da qualidade
Como garantir que os padrões de qualidade sejam atendidos?
Este é o processo responsável por auditar os requisitos de qualidades e seus resultados medidos no processo de controle da qualidade, com o objetivo principal de garantir que os padrões e definições operacionais de qualidade sejam realizados.
Executa o plano de gerenciamento da qualidade e realiza a melhoria contínua do processo, que é um meio iterativo de melhorar a qualidade de todos os processos, objetivando reduzir o desperdício e eliminando as atividades desnecessárias gerando mais eficiência.
Atenção: Verifica o andamento do projeto, mas não verifica os produtos das atividades do projeto.
Dica: Ocorre durante todo o projeto e pode ser executado por agente externo ou interno.
Entradas
Para que o gerente de projetos possa garantir a qualidade do projeto de maneira eficiente e eficaz é preciso que as seguintes entradas sejam consideradas:
- Plano de gerencimento do projeto
- Métricas da qualidade
- Informações sobre o desempenho do trabalho
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá garantir a qualidade do projeto utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
- Ferramentas e técnicas de Planejar a qualidade e Realizar o controle de qualidade
- Auditorias de qualidade
- Identificar todas as boas ou melhores práticas implementadas;
- Identificar todas as lacunas ou deficiências;
- Compartilhar as boas práticas utilizadas ou implementadas em projetos similares;
- Oferecer apoio proativo de forma positiva para melhorar a implementação de processos, afim de aumentar a produtividade da equipe;
- Destacar as contribuições de cada auditoria no repositório de lições aprendidas.
- Análise de processos
Saídas
Após a aplicação de uma ou mais das ferramentas e técnicas apresentadas, o gerente de projetos obterá as seguintes saídas que serão fundamentais para realizar a garantia da qualidade do projeto:
- Atualizações dos ativos de processos organizacionais
- Solicitações de mudanças
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
- Relatórios de auditorias de qualidade;
- Planos de treinamento;
- Documentação dos processos.
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Conduzir as aquisições
Como selecionar corretamente os fornecedores para o projeto?
Processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação de um contrato.
Obtém respostas, como cotações, propostas e licitações de possíveis fornecedores sobre como os requisitos do projeto podem ser alcançados.
Dica: Com as respostas recebidas o processo de seleção das fontes pode ser realizado.
Entradas
Para que o gerente de projetos possa conduzir as aquisições do projeto de maneira eficiente e eficaz é preciso que as seguintes entradas sejam consideradas:
- Plano de gerencimento do projeto
- Documentos de aquisição, Critérios de seleção de fontes e Decisões de fazer e comprar
- Lista dos fornecedores qualificados
- Propostas dos fornecedores
- Documentos do projeto
- Acordos de cooperação
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá aplicar as seguintes ferramentas e técnicas para conduzir as aquisições do projeto:
- Reuniões com licitantes
- Técnicas de avaliação de propostas
- Estimativas independentes
- Opinião especializada
- Publicidade
- Pesquisas na internet
- Negociações das aquisições
- Responsabilidades e autoridades;
- Termos e leis aplicados;
- Abordagens técnicas;
- Abordagens administrativas;
- Financiamento e preços.
- Entradas específicas como Lista de questões e Itens abertos;
- Saídas próprias como declaração de entendimento mútuo, tais como memorandos.
Após a aplicação das ferramentas e técnicas apresentadas, o gerente de projetos obterá diversas saídas do processo Conduzir as aquisições do projeto, tais como:
- Fornecedores selecionados
- Adjudicação do contrato de aquisição
- Declaração do trabalho ou entregas, Linha de base do cronograma, Relatórios de desempenho, Período de desempenho, Papéis e responsabilidades, Local de desempenho do fornecedor, Definição de preços, Suporte ao produto, Limitação de responsabilidade, Remuneração e retenções, Penalidades e incentivos, Seguros, Aprovação de subcontratadas, Tratamento de solicitações de mudanças, mecanismos de rescição e de resolução de alternativas de disputas.
- Calendário dos recursos
- Solicitações de mudança
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 12.2 Conduzir as aquisições, contido no capítulo 12 Gerenciamento das Aquisições do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.