- Monitorar e controlar o trabalho do projeto
- Realizar o controle integrado de mudanças
- Controlar o escopo
- Controlar o cronograma
- Controlar o custo
Monitorar e controlar o trabalho do projeto
Como acompanhar, revisar e ajustar o progresso do projeto em função dos objetivos?
Este é o processo responsável por acompanhar, revisar e ajustar o progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento. Este monitoramento inclui coletar, medir e distribuir as informações de desempenho e avaliação das medições e tendências para efetuar melhorias no processo.
Dica: É o monitoramento contínuo que fornece à equipe de gerenciamento uma compreensão clara da saúde do projeto.
Atenção: É justamente a realização deste processo que determina as ações preventivas ou corretivas, definindo a necessidade de replanejamento, acompanhando os planos de ação e identificando as áreas que exigem maior atenção.
A principal realização deste processo é comparar o desempenho real versus o plano do projeto, o fornecimento de informações para relatórios e previsões e o monitoramento da implementação das mudanças aprovadas.
Entradas
Para que seja possível orientar e gerenciar a execução do projeto de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto
- Solicitações de mudanças aprovadas
- Fatores ambientais da empresa
- Cultura e estrutura organizacional;
- Infraestrutura;
- Adminstração de pessoal;
- Tolerância a riscos das partes interessadas;
- Sistemas de informações do gerenciamento de projetos.
- Ativos de processos organizacionais
- Diretrizes padronizadas e instruções de trabalho;
- Requisitos de comunicação;
- Procedimentos relacionados a gestão e tratamento de defeitos;
- Banco de dados para medição de processos e produtos;
- Arquivos de projetos anteriores;
- Banco de dados para gerenciamento de questões e defeitos contendo históricos e soluções.
Com as entradas em mãos o gerente de projetos pode orientar e gerenciar a execução do projeto através das seguintes ferramentas e técnicas:
- Opinião especializada
- Outras unidades ou áreas dentro da organização;
- Consultores;
- Partes interessadas;
- Sistema de informações do gerenciamento de projetos (SIGP)
Saídas
Após a aplicação das ferramentas e técnicas sugeridas acima é possível obter as seguintes saídas para orientar e gerenciar a execução do projeto:
- Entregas
- Informações sobre o desempenho do trabalho
- Solicitações de mudança
As solicitações de mudança podem ser diretas ou indiretas e opcionais ou contratualmente obrigatórias abrangendo:
- Ação corretiva: Orientação documentada para que o trabalho do projeto seja executado de modo que seu desempenho futuro fique de acordo com o plano de gerenciamento do projeto;
- Exemplo: Correção na documentação antes da execução.
- Ação preventiva: Orientação documentada para a realização de uma atividade que pode reduzir a probabilidade de consequências negativas associadas aos riscos do projeto;
- Exemplo: Alteração de um processo ou procedimento para mitigar riscos.
- Reparo de defeito: Documentação de um defeito em um componente do projeto com a recomendação para reparar o defeito ou substituir completamente o componente;
- Exemplo: Correção de um defeito no produto ou serviço já realizado.
- Atualizações: Mudanças em documentações formalmente controladas ou planos, para refletir idéias ou conteúdos modificados ou adicionados.
- Exemplo: Alterações em documentos do projeto após correções emergênciais ou mudanças não previstas anteriormente.
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Plano de gerenciamento dos requisitos, cronograma, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições;
- Linhas de base do projeto, tais como orçamento, cronograma e escopo.
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 4.3 Orientar e gerenciar a execução do projeto, contido no capítulo 4 Gerenciamento da Integração do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Realizar o controle integrado de mudanças
Como revisar as solicitações, aprovações e gerenciar as mudanças durante o projeto?
Este é o processo responsável por revisar todas as solicitações de mudanças e mudanças aprovadas, gerenciando-as nas entregas e atualizando os documentos do projeto e o plano de gerenciamento de projeto do início ao fim do projeto.
Atenção: Este processo deve assegurar que somente as mudanças aprovadas sejam realizadas e incorporadas a linha de base revisada.
Dica: Lembre-se que "a única certeza em um projeto é que ocorrerão mudanças", então esteja preparado para elas e antecipe-se, sendo um gerente de projetos pró-ativo.
Este processo é focado na identificação, documentação e controle das mudanças e as linhas de base do produto, envolvendo as atividades relacionadas ao gerenciamento de mudanças com base na execução do projeto, visando principalmente:
- Influenciar os fatores que tentam evitar o controle integrado de mudanças, com o objetivo de fazer com que somente as mudanças aprovadas sejam realizadas;
- Revisar, analisar e aprovar as solicitações de mudança imediatamente após o seu surgimento;
- Gerenciar as mudanças aprovadas;
- Manter a integridade na linha de base liberando somente mudanças aprovadas para implementação;
- Revisar, aprovar ou rejeitar ações corretivas e preventivas recomendadas;
- Coordenar mudanças durante o projeto;
- Documentar o impacto de solicitações de mudança no projeto.
O processo integrado de controle de mudanças também envolve as atividades de gerenciamento de configuração. O controle de configuração é focado na especificação das entregas e dos processos, possuindo as seguintes atividades:
- Identificação da configuração, onde produtos e documentos são rotulados (ou versionados);
- Registro da situação da configuração, onde as informações apropriadas são registradas e reportadas, indicando o andamento das mudanças;
- Verificação e auditoria da configuração, onde é garantido se a configuração esta correta indicando que as mudanças foram registradas, avaliadas, acompanhadas e efetuadas corretamente.
Para que seja possível realizar o controle integrado de mudanças de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto e Informações sobre o desempenho do trabalho
- Solicitações de mudança
- Fatores ambientais da empresa
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá realizar o controle integrado de mudanças utilizando as seguintes ferramentas e técnicas sugeridas:
- Opinião especializada
- Reuniões de controle de mudanças
Saídas
Se uma solicitação aprovada for considerada fora do escopo do projeto, a sua aprovação requer uma mudança na linha de base. No caso de uma solicitação rejeitada normalmente a mesma é devolvida ao solicitante para que o mesmo forneça mais informa;cões, ou deve ser documentada como rejeitada.
Com isso o gerente de projetos terá como saída a atualização de vários documentos do projeto, que são:
- Atualizações do andamento das solicitações de mudança
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 4.4 Realizar o controle integrado de mudanças, contido no capítulo 4 Gerenciamento da Integração do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Controlar o escopo
Como monitorar o andamento do escopo do projeto e gerenciar as mudanças na linha de base?
Este é o processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo, com o objetivo de assegurar que todas as solicitações de mudança e ações corretivas ou preventivas sejam tratadas pelo processo realizar o controle integrado de mudanças.
Este é um dos processos que tratam de influenciar os fatores que criam mudanças no escopo do projeto e tratam de controlar o impacto destas mudanças no projeto.
Lembrando que a mudança é inevitável, e o gerente de projetos precisa considerar que algum tipo de processo de controle de mudança é exigido. As mudanças não controladas são denominadas comumente de Scope Creep.
Lembre-te: Nenhuma mudança no escopo pode ser realizada sem uma solicitação de mudança aprovada.
Atenção: O gerente de projetos precisa continuamente definir o que está e o que não está no escopo do projeto.
Dica: As mudanças no projeto podem ter origem em fatores externos como medidas de órgãos regulamentadores (ANEEL, Banco Central, Receita Federal, outros), falhas no planejamento (especificações incorretas) e/ou alterações nas especificações do produto realizadas pelo próprio cliente.
Entradas
Para que seja possível realizar o controle do escopo de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto e Informações sobre o desempenho do trabalho
- Documentos dos requisitos e matriz de rastreabilidade de requisitos
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá controlar o escopo do projeto com eficiência utilizando a seguinte ferramenta e técnica:
- Análise de variação
Saídas
Com a aplicação da ferramenta e técnica sugerida o gerente de projetos realizará o controle do escopo e obterá as seguintes saídas:
- Medição do desempenho do trabalho
- Atualizações de ativos de processos organizacionais
- Solicitações de mudança
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 5.5 Controlar o escopo, contido no capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Controlar o cronograma
Como monitorar o andamento do cronograma do projeto e atualizar o seu progresso?
Este é o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu progresso e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do cronograma. Este controle consiste em determinar o andamento do cronograma do projeto, influenciar os fatores que geram as mudanças no cronograma, determinar que o cronograma mudou e gerenciar as mudanças conforme ocorrerem.
Dica: O controle do cronograma faz parte do controle integrado de mudanças.
Lembre-te: Durante a realização do processo Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto deve ter sido definido como será feito o controle do cronograma, incluindo como encaminhar solicitações de mudanças e seus limites de controle.
Atenção: Quando um atraso no cronograma for gerado por um erro de estimativa, este erro não significará necessariamente uma alteração da linha de base do projeto, outros erros de planejamento podem ter o mesmo tratamento.
Entradas
Para que seja possível realizar o controle do cronograma de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto
- Cronograma do projeto
- Informações sobre o desempenho do trabalho
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Para que seja possível realizar o controle do cronograma de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Análise de desempenho
Uma parte importante do controle de cronograma é decidir se a variação do mesmo requer ação corretiva. Caso o projeto usar o método da corrente crítica para desenvolver o cronograma, deve-se comparar o tamanho do buffer restante com o tamanho do buffer necessário para proteger a data de entrega, isso ajuda a determinar a condição do cronograma.
- Análise de variação
- Software de gerenciamento de projetos
- Nivelamento de recursos
- Análise de cenário "E-se"
- Análise de antecipações e esperas
- Compressão de cronograma
- Ferramenta para desenvolvimento do cronograma
O principal software de desenvolvimento de cronograma utilizado atualmente pelos gerentes de projeto é o Microsoft Project, este software permite a criação e acompanhamento de gráficos de barras que permitem a comparação do cronograma na linha de base com o progresso real.
Saídas
Com a aplicação das ferramentas e técnicas apresentadas o gerente de projeto poderá controlar o cronograma do projeto e obterá as seguintes saídas:
- Medições de desempenho do trabalho
- Atualizações dos ativos de processos organizacionais
- Solicitações de mudança
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 6.6 Controlar o cronograma, contido no capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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Controlar o custo
Como monitorar os gastos com o projeto e atualizar o orçamento de acordo com as mudanças?
Este é o processo responsável por monitorar o progresso do projeto para atualização do seu orçamento e gerencimento das mudanças feitas na linha de base dos custos. Este monitoramento inclui influenciar os fatores que criam mudanças na linha de base de custos autorizada e assegurar que todas as solicitações de mudanças sejam feitas de maneira oportuna.
É neste processo que o gerente de projetos precisa assegurar que os gastos não excedam os recursos financeiros autorizados, por período e por total do projeto, e quando necessário agir para manter os excessos de custos não previstos dentro de limites aceitáveis.
Lembre-te: Muito do trabalho no controle de custos envolve a análise da relação entre consumo dos fundos do projeto e o trabalho físico sendo realizado para tais gastos, pois a chave para o controle eficaz de custos é o gerenciamento da linha de base do desempenho de custos aprovada e as mudanças na mesma de acordo com os gastos reais.
Dica: O gerenciamento do valor agregado (GVA) é a principal ferramenta para analisar a linha de base de custos aprovada, que podemos chamar de orçamento previsto, em comparação com os gastos reais do projeto até uma determinada data, e com isso o GVA permite monitorar o andamento do progresso do projeto em relação aos custos.
Entradas
Para que seja possível realizar o controle do custo de forma eficiente, o gerente de projetos precisa considerar pelo menos as seguintes entradas:
- Plano de gerenciamento do projeto
- Requisitos de recursos financeiros do projeto
- Informações sobre o desempenho do trabalho
- Ativos de processos organizacionais
Ferramentas e Técnicas
Com as entradas em mãos o gerente de projetos poderá realizar o controle de custos de forma eficiente utilizando as seguintes ferramentas e técnicas:
- Gerenciamento do valor agregado
Os princípios do GVA podem ser aplicados a todos os projetos em qualquer setor, desenvolvendo e monitorando as seguintes três dimensões chave para cada pacote de trabalho e conta de controle:
- Valor planejado (VP): É o orçamento autorizado para o trabalho, ou também conhecido como orçamento no término (ONT).
- Valor agregado (VA): É o valor terminado em relação ao orçamento aprovado.
- Custo real (CR): Custo incorrido e registrado na execução do trabalho.
- Variação de prazos (VPR): É a medida de desempenho do cronograma e é igual ao VA menos o VP. (VPR = VA-VP).
- Variação de custos (VC): É a medida de desempenho dos custos e é igual ao VA menos o CR. (VC = VA - CR).
- Índice de desempenho de prazos (IDP): É uma medida de progresso alcançado comparado ao desempenho planejado e é igual a razão entre o VA e o VP. (IDP = VA/VP).
- Índice de desempenho de custos (IDC): É uma medida do valor do trabalho executado comparado ao custo real e é igual a razão entre o VA e o CR. (IDC = VA/CR).
Atenção: O VPR e o IDP menores que zero significam que o projeto está atrasado e são considerados índices ruins para o GVA, da mesma forma que o VC e o IDC menores que zero representam que o projeto está gastando mais do que o orçado.
- Previsão
A ENT é normalmente baseada nos custos reais incorridos para o trabalho executado, mais uma estimativa para terminar (EPT) o trabalho restante. A abordagem mais comum para se determinar a EPT é a soma manual feita de maneira bottom-up, e é igual ao CR somado a EPT bottom-up. (ENT = CR + EPT bottom up).
A ENT feita manualmente pelo gerente de projetos pode ser comparada com outras ENTs calculadas que representam vários cenários de riscos, os métodos mais comuns de cálculo da ENT são:
- Previsão da ENT para o trabalho EPT executado no ritmo orçado (ENT): É o desempenho do projeto real até a data como representado pelos custos reais, prevendo que a EPT o trabalho futuro ocorra no ritmo orçado. (ENT = CR + ONT - VA).
- Previsão da ENT para o trabalho EPT executado ao IDC presente (ENT): Este método assume que o que tem acontecido no projeto até o momento, continuará ocorrendo no futuro, ou seja, assume-se que o mesmo índice de desempenho de custo (IDC) incorrido até a presente data será o mesmo para o trabalho futuro. (ENT = ONT / IDC).
- Previsão ENT para o trabalho EPT considerando ambos os fatores IDP e IDC (ENT): Este método considera que o trabalho EPT será executado numa taxa de eficiência que considera os índices de desempenho de prazo e custos. (ENT = CR + [{ONT-VA} / {IDC * IDP}]).
- Índice de desempenho para término (IDPT)
O IDPT pode ser calculado com base no ONT utilizando a seguinte fórmula: (ONT-VA) / (ONT-CR).
Caso o ONT não seja mais possível e não seja mais alcançável, o IDPT deverá ser calculado com base na ENT utilizando a seguinte fórmula: (ONT-VA) / (ENT-CR).
- Análise de desempenho
Se o GVA estiver sendo utilizado, as seguintes informações são determinadas:
- Analise de variação: Compara o desempenho real do projeto ao planejado esperado.
- Análise de tendências: Examina se o desempenho do projeto está melhorando ou piorando ao longo do tempo.
- Desempenho de valor agregado: Compara o plano da linha de base com o prazo real e desempenho de custos.
- Análise de variação
- Software de gerenciamento de projetos:
Saídas
Com a aplicação das ferramentas e técnicas apresentadas o gerente de projeto poderá controlar o custo do projeto e obterá as seguintes saídas:
- Medição de desempenho do trabalho
- Previsões do orçamentos
- Atualizações dos ativos de processos organizacionais
- Solicitações de mudança
- Atualizações do plano de gerenciamento do projeto
- Atualizações dos documentos do projeto
Dica: Saiba mais sobre este processo e seus relacionamentos lendo na íntegra o processo 7.3 Controlar os custos, contido no capítulo 7 Gerenciamento dos Custos do Projeto do Guia PMBOK® Quarta Edição 2008.
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O monitoramento e controle possue vários processos e é preciso continuar focado em acompanhar todos os aspectos e ângulos do projeto, por isso siga agora para o Passo 2 do monitoramento e controle.