O objetivo desde blog é contribuir como um guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos.
Se você é um profissional, um curioso ou um apaixonado pela área aproveite o nosso material e, antes de ir, deixe a sua contribuição para crescermos juntos.

domingo, 24 de abril de 2011

O técnico e o gerente!

O gerente de projetos é o responsável pelo fracasso de um projeto, e toda a equipe do projeto é a responsável pelo seu sucesso.

A partir desta frase podemos refletir sobre diversas situações, responsabilidades e ações de todos os envolvidos com um projeto. Com ela eu também gostaria de homenagear um técnico de sucesso que levou a sua equipe a conquista de um título nacional em seu esporte.

Foto retirada do site da UOL. Clique aqui para ver a foto e a matéria associada.
Giovane Gávio técnico do time de volei do SESI-SP, como pode ser visto na foto acima, comandou a sua equipe rumo ao título da superliga nacional em 2011. Será que podemos dizer que ele gerenciou a sua equipe?

Podemos sim, e na minha opinião é um ótimo exemplo para explicar a frase que eu iniciei este post.

No esporte, o técnico tem uma grande responsabilidade e atua como gerente boa parte do tempo, contratando os jogadores certos para as posições apropriadas, escalando a equipe corretamente para cada jogo, montando a estratégia para cada adversário, além de dirigir, facilitar, motivar, incentivar, coordenar e controlar a sua equipe durante todo um campeonato. É ou não é um gerente?

Hoje mesmo me lembraram que os técnicos de futebol na europa são chamados e contratados como managers.

Giovane sabe muito bem da cobrança que há sobre os técnicos no Brasil e no mundo, quando os times que comandam são derrotados vêem as críticas, as pressões e até as demissões, porque no esporte realmente é levado muito a sério a questão levantada inicialmente, onde os gerentes (técnicos) são os responsáveis pelo fracasso de um projeto, que no caso dos esportes em equipe, são os campeonatos.

Por outro lado o técnico não é tão aclamado quando o seu time é campeão e obtêm o sucesso do projeto que era a conquista de um título. O técnico é muitas vezes considerado como apenas mais um da equipe, e mais um dos responsáveis pelo sucesso, e não o único responsável. Onde também se enquadra muito bem a questão inicial, onde toda a equipe é a responsável pelo sucesso do projeto.

O recado que pretendo deixar é para que estes exemplos do esporte também sejam levados aos projetos comuns, pois muitas vezes o gerente é o único que leva a "fama" de um projeto bem sucedido, e muitas outras vezes membros da equipe são prejudicados e até punidos com a demissão pelo fracasso de um projeto, mas onde estava o gerente do projeto quando o membro da equipe cometeu o erro que levou o projeto ao fracasso?

Para terminar desejo sucesso aos nossos técnicos brasileiros nas mais diversas modalidades esportivas, e também aos nossos gerentes de projetos nas mais variadas áreas.

Façam como os técnicos vencedores, pratiquem, experimentem, ousem, mas também escutem, estudem, aprendam e se preparem, além é claro, de se armarem com os melhores em cada posição, buscando sempre o sucesso de seus projetos e podendo comemorar na entrega, como a equipe da foto abaixo.

Foto retirada do site da UOL. Clique aqui para ver a foto e a matéria associada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e contribua com este blog.