O objetivo desde blog é contribuir como um guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos.
Se você é um profissional, um curioso ou um apaixonado pela área aproveite o nosso material e, antes de ir, deixe a sua contribuição para crescermos juntos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Veja, escute e fale Planejamento!

Os gerentes de projetos que pensam que planejar é perda de tempo, que tudo se resolve executando e que conseguem economizar sem incluir planejamento em seus cronogramas, estão com certeza acertando em uma coisa: Aumentando consideravelmemte as chances de fracasso de seus projetos.


O gerente de projetos atual não deve fechar os olhos para as evidências e para os casos de sucesso onde as aplicações de planejamento foram fundamentais, deve olhar a sua volta e abrir os olhos para as boas práticas do planejamento em projetos.

O gerente de projetos que deseja crescer não deve deixar de ouvir as opiniões especializadas sobre as boas aplicações do planejamento em projetos, e precisa escutar os gerentes de casos de sucesso apoiados em bom planejamento e principalmente o apelo dos clientes por projetos bem executados.

O gerente de projetos do futuro precisa acima de tudo abrir a sua boca e exigir o tempo necessário para que as etapas ou fases de um projeto sejam planejadas, e totalmente planejadas, antes da sua execução, entendendo a importância de dizer não e compreendendo o valor de saber o que tem que ser feito, antes de fazer.

Lembre-se: Não perca tempo e não desperdice dinheiro executando sem antes planejar, é muito mais caro refazer do que planejar e executar apenas uma vez.

sábado, 20 de novembro de 2010

Guia PMBOK®

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, o Guia PMBOK®.

O Guia PMBOK® é um manual de boas práticas aplicadas ao gerenciamento de projetos, e é mantido pelo Project Management Institute, o PMI®.

Segundo o PMI®, o Guia PMBOK® é um guia de boas práticas que comprovadamente funciona na maioria dos projetos na maioria do tempo, ou seja, não significa que seja o mais correto ou que somente estas práticas funcionam no gerenciamente eficaz e eficiente de projetos, mas pode ajudar e muito na diminuição dos problemas do dia a dia de projetos, e aumentar e muito a chances de sucesso dos projetos.

O Guia PMBOK® é publicado originalmente em inglês, porém já possue traduções oficiais para vários idiomas, inclusive para o português. Ah, aproveitando para quebrar um dos mitos sobre estas traduções, a tradução do Guia PMBOK® para o português é excelente, eu mesmo o li em português e posso garantir que não deve nada ao idioma original, inclusive a versão brasileira é revisada por especialistas PMPs® brasileiros que são voluntários nos capítulos do PMI® no Brasil.

O Guia PMBOK® está na Quarta Edição desde de 2008, e pode ter suas capas visualizadas abaixo (inglês e português respectivamente):





O Guia PMBOK® pode ser adquirido nas mais conhecidas livrarias brasileiras, em lojas físicas ou virtuais, com o preço médio de R$ 120,00 para a versão em português. Outra forma de conseguir um exemplar oficial é associando-se ao PMI®, a filiação pode ser feita inteiramente pelo site do PMI® a um custo de atual de USD $129.00. Esta associação dá direitos ao download do PMBOK®, e outras diversas publicações do PMI®, além de descontos em eventos e cursos relacionados ao gerenciamento de projetos.

Visite o site do PMI® e saiba mais sobre este instituto, sobre seus trabalhos e suas publicações que contribuem e muito para a melhoria, eficiência e uso das boas práticas no gerenciamento de projetos.

PMI International - http://www.pmi.org/
PMI Brasil - http://www.pmi.org.br/

Atenção: É anti-ético adquirir cópias ilegais do Guia PMBOK® e de qualquer outro material do PMI®, e de outras fontes. Um gerente de projetos íntegro deve garantir os direitos autorais e propriedades intelectuais de seus clientes, fornecedores, parceiros e da sua própria empresa e pessoa.

Não seja gerenciado, Gerencie!

Umas das primeiras falhas cometidas pelos iniciantes no gerenciamento de projetos, é não controlar o projeto, mas sim, deixar ser controlado pelo projeto.

Isso acontece normalmente quando, pela inexperiência, o profissional não se atencipa aos acontecimentos do projeto, e não atua pro-ativamente na direção ou integração das atividades do projeto. O que costume acontecer é o gerente de projetos acreditar que tudo está bem, e ficar esperando os próximos acontecimentos do projeto ocorreram para que ele tome uma ação.

Esta espera pelo projeto se movimentar, normalmente gera graves problemas para o gerenciamento.  Com esta passividade o gerente não está preparado para os próximos passos dentro do controle do projeto, porque ele não sabe o que está para acontecer, e quando este fato inexperado acontece o GP é pego de surpresa e normalmente precisa tomar ações sem planejamento, de uma forma rápida e imprecisa criando inclusive novos problemas que se quer existiam.

Para não ser gerenciado por seus projetos, antecipe, isso mesmo. Esta é uma das principais palavras do gerenciamento de projetos. Se eu tivesse que definir o gerente de projetos em apenas uma palavra, esta seria a palavra: "Antecipação". Portanto não espere que as coisas acontecem, se prepare para elas, planeje, antecipe os próximos passos de seu projeto, analise riscos, preveja respostas, avalie as alternativas, antecipe os problemas e calcule as possíveis soluções.

Com estas ações básicas você não será pego de surpresa em seu projeto e terá mais probabilidade de ter sucesso e atingir os objetivos do produto do seu projeto.


Se você, como estes caras ai em cima, já está disputando um cabo de guerra com o seu projeto, pare, observe, escute, peça opiniões especializadas e aja tomando a frente do seu projeto.

Lembre-se: Não é lutando e brigando com o seu projeto que ele irá ter sucesso, a forma mais segura para atingir este objetivo é gerenciando-o.